Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.





Judicialização da saúde

Fonte: Fato Gerador
18/10/2024
Seguros

O STF concluiu o julgamento de dois recursos de repercussão geral sobre o fornecimento de medicamentos pelo SUS, com um acordo homologado que busca transformar a atuação da Justiça e do Estado para melhorar os serviços públicos de saúde. O julgamento estabeleceu diretrizes para a concessão de medicamentos registrados pela Anvisa, mas não incluídos no SUS, sem considerar o custo, com decisões fundamentadas em avaliações técnicas baseadas em evidências.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou que a judicialização da saúde é um grande desafio, com o número de ações judiciais sobre saúde aumentando de 21 mil por mês em 2020 para 61 mil em 2024. Ele ressaltou a necessidade de critérios claros para tratamentos, a fim de evitar sobrecargas no sistema de saúde e garantir igualdade no acesso, já que decisões individuais podem prejudicar o acesso universal.

O acordo, que resultou de um esforço coletivo coordenado pelo ministro Gilmar Mendes, visa facilitar a gestão dos pedidos de fornecimento de medicamentos por meio de uma plataforma nacional que integrará as demandas. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, enfatizaram a importância do acordo para fortalecer o SUS e corrigir falhas no serviço público, garantindo o direito à saúde de forma adequada e rápida.

Notícias em Destaque


Novas definições sobre os contratos de seguro de vida


STF julga revisões em pedidos de aposentadorias


Muitos desejam viver do INSS, mas não se planejam para tal



Últimas Notícias


Atualizações na Previdência chegarão em 2025


Decisão do STF acelera pagamento do beneficio dos servidores


Judicialização da saúde




Desenvolvido por:

Desenvolvido por: