Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.







STF julga revisões em pedidos de aposentadorias

Fonte: Fato Gerador
30/11/2024
Direito Previdenciário

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai decidir se a criação de uma tese vinculante pode ser considerada um fato novo que justifique a revisão de uma decisão definitiva relacionada a benefícios previdenciários.

O caso envolve a Fundação Banrisul de Seguridade Social, que foi condenada a incluir valores como auxílio alimentação em benefícios de previdência privada. A decisão já havia transitado em julgado, mas, em 2014, o STJ definiu, no Tema 736, que benefícios não previstos no regulamento do plano de previdência privada não podem ser concedidos. Com base nisso, a fundação pediu a revisão de decisões antigas, alegando que a mudança jurisprudencial seria motivo válido, mas os tribunais negaram o pedido, afirmando que alterações na interpretação da lei não configuram fato novo.

Agora, a Corte Especial, composta pelos ministros mais antigos do STJ, vai decidir se mudanças de entendimento em temas repetitivos podem impactar situações jurídicas de trato continuado e autorizar a revisão de sentenças. A decisão terá impacto em casos semelhantes e ajudará a definir os limites entre mudanças jurisprudenciais e a proteção da coisa julgada.

Notícias em Destaque


Novas definições sobre os contratos de seguro de vida


STF julga revisões em pedidos de aposentadorias


Muitos desejam viver do INSS, mas não se planejam para tal



Últimas Notícias


Atualizações na Previdência chegarão em 2025


Decisão do STF acelera pagamento do beneficio dos servidores


Judicialização da saúde




Desenvolvido por:

Desenvolvido por: